Segundo o climatologista Werton Costa, o alerta é resultado da atuação das Zonas de Convergências do Atlântico Sul (ZCAS), mesmo fenômeno que vem provocando chuvas intensas na Bahia.
![]() |
Carro ilhado em Uruçuí após forte chuva no Sul do Piauí — Foto: Reprodução/Redes sociais |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta laranja de chuvas intensas e ventos fortes, desta vez, para todo o estado do Piauí. O avisou iniciou às 10h desta segunda-feira (27) e segue até terça-feira (28).
A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O climatologista Werton Costa explicou que o alerta é resultado da atuação das Zonas de Convergências do Atlântico Sul (ZCAS), mesmo fenômeno que vem provocando chuvas intensas na Bahia, mas no Piauí será com menos intensidade.
![]() |
Piauí em alerta laranja para intensas chuvas e ventos fortes — Foto: Reprodução/Inmet |
No domingo (26), 182 cidades do Piauí estavam em alerta laranja. Nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, Sul do estado, as chuvas causaram a cheia do Rio Parnaíba. A água atingiu as zonas urbana e rural dos municípios.
Desde então, a cheia do Rio Parnaíba deixou cerca de 12 famílias desalojadas em Uruçuí. Estradas foram interditadas e pelo menos três casas desabaram desde o início das fortes chuvas que começaram sábado (25).
Nesta segunda-feira (27), um trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí a municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, rompeu.
fonte: g1piauí