Com técnicas modernas de produção, estão sendo implantadas nas escolas de Barras: o projeto Hortas Escolares. A iniciativa é da Prefeitura de Barras, através do prefeito Edilson Sérvulo. O projeto foi elaborado pelos secretários Cláudio César, da Educação, e Geraldo Veras, da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Dezenove escolas de tempo integral da zona rural de Barras foram contempladas. As hortas vão produzir alimentos que serão destinados ao consumo dentro das próprias escolas e o excedente poderá ser comercializado.
"O dinheiro da venda das hortaliças será empregado dentro do próprio projeto. Pode ser com viagens para capacitação dos alunos aquisição de insumos, a gente ainda vai decidir em conjunto como será aplicado esse recurso", explica Geraldo Veras.
A Prefeitura está treinando monitores para orientar alunos com noções de agricultura, horticultura e preservação do meio ambiente. Cada monitor recebe R$ 1 mil para orientar os trabalhos. Cabe à secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento o treinamento dos monitores.
"Os monitores vão receber o treinamento do agrônomo da nossa secretaria, para acompanhar diariamente os alunos", disse o secretário de Agricultura.
Fonte: longah