Matheus Ivic, de 18 anos, comemora sua aprovação no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Filho de um mecânico de refrigeração e uma atendente de telemarketing, ele tirou proveito de todas as oportunidades oferecidas pelo Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, para conquistar bons núméros no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Na escola, Matheus participou de várias competições, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Canguru de Matemática Brasil, Olimpíada Mandacaru de Matemática, OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²).
Ele também esteve envolvido em iniciativas como a Jornada de Lançamento de Foguetes e experimentos químicos. Seu esforço resultou nas aprovações em Medicina na Universidade Federal do Piauí, na Universidade Federal de Fortaleza (UFC) e na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
"Durante minha preparação, foi essencial consolidar os conteúdos teóricos. Ao longo dos três anos, fiz questão de revisar toda a teoria. No terceiro ano, foquei em revisar e resolver muitos exercícios. Também fazia simulados regularmente, tanto de conteúdos específicos quanto globais, para consolidar ainda mais meu aprendizado”, explicou o jovem.
Matheus também elogiou o suporte da escola e dos professores na sua trajetória. “A escola e os professores foram muito importantes durante toda a minha preparação, principalmente pela oferta de conteúdo e reforço de aprendizado. Eles incentivavam muito a participação em Olimpíadas do Conhecimento.”
Hayra Ywyra Guajajara, estudante da primeira Escola Indígena de Tempo Integral do Piauí, o Ceti Oka ka Inaminanoko, também está comemorando uma importante conquista: sua aprovação no curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante da etnia Guajajara, Hayra celebra sua vitória como uma conquista coletiva.
fonte: meionews