O Governo do Estado do Piauí autorizou, por meio do Decreto nº 23.933, publicado em 30 de junho de 2025, o funcionamento dos cursos de Bacharelado em Inteligência Artificial e de Tecnologia em Inteligência Artificial na Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), localizada em Teresina.
A medida segue resolução que credenciou a PIT como entidade integrante do Sistema de Ensino do Estado do Piauí até 31 de dezembro de 2029. A instituição está autorizada a ofertar 30 vagas anuais para o curso de Bacharelado, em uma turma, e 90 vagas anuais para o curso de Tecnologia, distribuídas em três turmas.
A autorização foi formalizada após solicitação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Ofício nº 1751/2025. O decreto já está em vigor.
O estado implantou o ensino de Inteligência Artificial (IA) na rede pública. A disciplina foi inserida no 9º ano do Ensino Fundamental e em todas as séries do Ensino Médio. A medida atende a mais de 120 mil estudantes. A Secretaria de Estado da Educação capacitou cerca de 800 professores. Em nova etapa, outros 740 docentes foram formados com apoio de universidades e institutos federais.
Ainda na área de Inteligência Artificial, o estado lançou, na última semana, a SoberanIA, sistema de Inteligência Artificial com base de dados em português. A plataforma tem foco em serviços públicos, análise de dados e automação de atendimentos.
fonte: cidadeverde